-
Arquitetos: MDAD - Matheus Diniz Arquitetura e Design
- Área: 1060 m²
- Ano: 2024
-
Fotografias:Guilherme Pucci, Roberta Gewehr
-
Fabricantes: Braston, Cebrace, Crete Colors, Deca, Fernando Jaeger, Gail, Gauss, Kresil, Líder Interiores, Magis, Minas Mix, Portinari, Portobello, Rewood, Samsung, Sky Garden, mmcite
Descrição enviada pela equipe de projeto. A Casa Una consiste em um edifício multiuso que serve como ponto focal de um novo bairro aberto de uso misto em Uberlândia, MG. Implantada no parque público que é o coração do novo bairro, a edificação possui uma comedoria com espaços para diferentes restaurantes, auditório aberto, espaço educativo, escritório e a sede de um projeto social voltado para alunos da rede pública. Também conta com uma cobertura viva de forrações vegetais e uma varanda de acesso livre que funciona como mirante, com vista para o parque e lago.
O partido do projeto foi a cobertura, que formalmente aparenta estar se descolando da superfície do parque. Ela se curva e torce de acordo com as necessidades dos espaços internos e também é resultado da transição entre a fachada para a rua, mais simétrica e de caráter mais cívico, e a fachada voltada para o parque, mais descontraída e aberta. Em planta as suas curvas acompanham o lago aos fundos e abraçam a praça de boas-vindas à sua frente.
Apesar da forma complexa e de dupla curvatura, escolhemos para a estrutura da Casa vigas e pilares de madeira certificada. A edificação foi organizada em pórticos de elementos retos distribuídos radialmente, cada um com uma inclinação e altura. Para cobrir os vãos entre pórticos, distribuímos vigas formando paraboloides hiperbólicos, mantendo o aspecto curvo, mas usando elementos retos. Limitamos as vigas curvas ao perímetro e eixo longitudinal central para reforçar a curvatura da edificação. O auditório e volume dos banheiros foram feitos em concreto armado e amarram estruturalmente os elementos de madeira.
Internamente, a Casa é aberta e tem todos seus elementos estruturais e de infraestrutura aparentes. Seu eixo transversal central tem pé direito duplo e é a principal ligação entre rua e parque, para o leste colocamos os espaços de uso mais público, auditório e comedoria, e para o lado oeste os espaços mais fechados, escritório e salas de reunião. O auditório, mantido aberto como elemento mais marcante do espaço interno, pode receber uma variedade de eventos e tem grandes portas que o conectam à praça em frente à edificação.
Para poder mitigar os efeitos do clima quente e seco de Uberlândia, foram utilizadas técnicas passivas de climatização que garantiram o conforto de quem visita e usa a Casa. Os beirais da cobertura ajudam a sombrear as fachadas, e utilizamos vidro com fator solar de 48%. Também utilizamos ventilação cruzada e aberturas de ventilação permanente no ponto mais alto da edificação para o escape do ar quente. Essas técnicas foram tão bem-sucedidas em diminuir a temperatura interna da edificação que mesmo tendo um sistema de ar-condicionado instalado, este não é utilizado no dia a dia e metade da sua capacidade se mostrou mais que suficiente para a maioria dos eventos que ocorrem na Casa Una.